Destaques do Primeiro dia do CBIS 2016

Ontem, domingo dia 27 de novembro de 2016, foi o primeiro dia do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS) 2016 realizado em Goiânia-GO pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) em conjunto com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os dois grandes destaques da noite foram o keynote do canadense Michael Nusbaum, consultor de tecnologia da informação para informática em saúde, que falou sobre padrões para informática em saúde, e a presença do Ministro da Saúde Ricardo Barros, falando sobre as perspectivas e prioridades da sua gestão. Abaixo seguem os deestaques das duas palestras:

Michael Nusbaum

  1. A transição do conceito de eHealth para Digital Health: eHealth tende a ser associado exclusivamente ao registro eletrônico do paciente ou prontuário eletrônico, enquanto que o fenômeno da Digital Health é mais amplo. Estamos falando de mobilidade, analytics, e-Patients
  2. Necessidade de uma mudança de um sistema centrado no médico e nos serviços de saúde para um sistema centrado no paciente.
  3. É importante criar padrões locais, porém não podemos esquecer da globalização, logo é importante pensar globalmente ao criar padrões locais. Ex.: prontuário portável para dispositivos móveis destinado a viajantes e pessoas em trânsito.
  4. Não basta apenas definir padrões, mas também há necessidade de criarmos guias de implantação e testes. Importância da certificação de sistemas.

Ministro da Saúde, Ricardo Barros

  1. Reforçou que o primeiro compromisso dele no Ministério da Saúde é a informatização e disponibilidade de informações
  2. Sua meta é saber como cada real do SUS é gasto. Admitiu que hoje o SUS não sabe onde são aplicados os recursos
  3. Falou sobre o Portal de Software Público, um repositório onde todas as instituições devem buscar soluções antes de adquirirem novos softwares, com o objetivo de economizar recursos em aquisições de licenças.
  4. Aplicação do Conjunto Mínimo de Dados para reduzir a complexidade dos sistemas do DATASUS (objetivo: reduzir o número de sistemas, de mais de 600 hoje tem 152 e deve reduzir ainda mais.)
  5. Projeto: Parceria com o TSE para utilizar identificação biométrica nas unidades de saúde
  6. Projeto: Telesaúde, disponibilizar atendimento especializado via consulta remota. Atualmente encontra um entrave pelo Conselho Federal de Medicina.
  7. Reforma Administrativa: Falou sobre os cortes de gastos no Ministério da Saúde e onde o dinheiro foi reaplicado (UPAs, Santas Casas, combate ao Aedes, etc)
  8. Mais Médicos: abertura de 1004 vagas principalmente em capitais e regiões metropolitanas, com o objetivo de atrair médicos brasileiros. Objetivo: substituir 4 mil cubanos em 3 anos.
  9. HIV/AIDS: adoção do dolutegravir
  10. Reforçou que o repasse dos valores referente a consultas e procedimentos será condicional ao reporte dos dados via e-SUS

Durante o coquetel também tive a oportunidade de conversar um pouco com o Michael Nusbaum sobre perspectivas para o mercado de consultoria de informática em saúde, e ele foi bastante prestativo com suas colocações.

Ele entende que o campo da interoperabilidade ainda é o que mais demanda recursos, seguido por ciber-segurança e healthcare analytics.

Além disso, ele me incentivou a carreira de consultora especializada em informática em saúde, compartilhando um pouco da sua experiência profissional e carreira. Me chamou bastante a atenção o fato de que ele escolheu ser consultor… ele falou com tom de brincadeira “não, não estou em transição de carreira”. Suas perspectivas são bem animadoras, é um campo amplo e que precisa de pessoas com conhecimento das duas áreas, que efetivamente façam as áreas conversarem.

Amanhã continuarei com o relato do segundo dia.

Anúncios

2 comentários sobre “Destaques do Primeiro dia do CBIS 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s